terça-feira, 3 de abril de 2012

Guarde o seu coração

“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida”. Pv. 4.23
O
 que nos mantem vivos? Qual o órgão traz vida, sangue, a todo o nosso corpo? O coração! Sem ele ninguém vive, sem ele podemos até possuir um cérebro ou até outras partes, mas sem o coração nada faz sentido, nada funciona. Daí podemos perceber a grande importância do coração, mas essa importância não é só fisicamente. Espiritualmente e emocionalmente o nosso coração (não o carnal) é também essencial.

Mas o que a Bíblia diz sobre ele? Existem muitas passagens que citam ou falam sobre ele. O coração pode também ser associado a alma, a mente, então podemos perceber que tudo está ligado e um influencia o outro. Não adianta falar que possui um coração limpo, quando a mente está cheia de maldade, ou então dizer que o coração está tranquilo e em paz, quando nossa alma não encontra Deus. 

Em uma outra versão esse versículo de Provérbios está escrito assim: “Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos”.  Num primeiro momento parece até que eles não falam sobre a mesma coisa, mas sim, eles são quase complementares e o segundo explica melhor como devemos “guardar” nosso coração.

Hoje em dia, tudo tem se tornado muito banal. E as pessoas estão se esquecendo de que o coração merece e tem que receber um cuidado todo especial, pois ele determina tudo em nossa vida. Um coração duro, machucado, sofrido, onde “todos entram, ou já entraram” pode gerar consequências ruins e até nos impedir de receber muitas coisas boas, de Deus e das pessoas.

Mas então, como guardar o coração? Como nos manter puros em um mundo em que tudo nos corrompe? Fácil não é... Porém temos Alguém que conhece tudo sobre o coração, afinal Ele o criou! E esse Alguém só pode ser Jesus. Devemos sempre entregar a Ele o nosso coração, a nossa alma, a nossa mente... pois só Ele pode guiar e nos ensinar a guardar corretamente um bem tão precioso. Guardamos o nosso coração também quando não permitimos que nele entrem pensamentos inadequados, pensamentos de raiva, ódio, rancor e até aqueles mais “indecentes”...  Se a nossa vida é dirigida pelos nossos pensamentos, devemos então ter somente pensamentos bons e agradáveis a Deus (Fp.4.8)

Outra coisa muito importante é não “abrir” nosso coração, não nos entregar emocionalmente a qualquer pessoa e a todo momento. Existem meninos e meninas que a cada dia gostam de um(a) e acabam se “entregando” a qualquer preço. Isso não deve ocorrer, pois Deus é o dono do nosso coração e devemos pedir direção a Ele para que nos “mostre” a quem permitir que entre em nosso coração. 

Além de tudo, nosso coração deve estar sempre limpinho para que o Espírito Santo de Deus habite nele. E Ele não habita em um coração sujo, cheio de “porcarias” e imundícies. Portanto, orar para que Deus faça uma limpeza no nosso coração é também algo que temos sempre que fazer.

E também, não devemos deixar o nosso coração nos guiar. É muito comum jovens e adolescentes dizerem: vou seguir o meu coração, vou fazer o que o meu coração sentir vontade! Não caia nessa! Seu coração é enganoso “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas; quem o conhecerá?” Jr. 17.9 e essa é uma tática do diabo para que possamos sair do centro da vontade de Deus e para nos fazer acreditar que somos capazes de viver uma vida guiada apenas pelos desejos do nosso coração. Peça direção a Deus em tudo o que fizer e só assim poderemos viver uma vida segundo o coração dEle, que é perfeito e tem sempre o melhor para cada um de nós.

Se tivermos um coração puro (Sl. 24.4), como consequência nossos atos louvarão ao Senhor. Teremos palavras doces e que agradam a Deus, nossas emoções estarão bem protegidas, nossa vida será uma vida de fidelidade... E cada dia seremos mais amigos do Pai. Por tudo isso, vale muito a pena guardar o coração não é mesmo? Pode parecer difícil e até amargo, mas com certeza os frutos serão doces e melhores do que hoje podemos imaginar.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

O que achou do post eim? Deixe seu comentário aqui: