terça-feira, 17 de abril de 2012

Assim como Daniel: segundo o coração de Deus

Daniel foi um jovem muito abençoado por Deus e até hoje os fatos vividos por ele são lembrados e nos trazem grandes lições. Ele até mesmo é conhecido como profeta, pois anunciou o que Deus havia lhe revelado sobre o final dos tempos. Além de tudo, Daniel também é um exemplo de conduta cristã, principalmente para nós adolescentes e jovens. Ele foi contra o sistema da Babilônia e foi também grandemente honrado por Deus.

Mas, antes dele ser abençoado, honrado e tido para nós como um exemplo, ele também agiu de modo correto, foi fiel e leal em tudo ao Senhor.

Daniel foi levado a Babilônia como um prisioneiro, ele foi tirado de sua família, de sua terra, para servir e estudar em outro lugar. A Babilônia, para um jovem cristão, não era um lugar bom de viver, pois lá os costumes e tradições eram contrários aos que Deus ordenara ao seu povo. O rei de lá, Nabucodonosor, até mesmo ordenou que os jovens que estavam cativos, Daniel e seus amigos eram alguns deles, comessem a comida do palácio, que era a mesma que o rei comia. Porém esse “manjar” era dedicado a deuses pagãos, por isso Daniel decidiu, tomou a decisão de não se contaminar, não se misturar, pois ele sabia que se comesse aquela comida estaria desagradando ao Verdadeiro Deus.
“E Daniel assentou no seu coração não se contaminar com a porção do manjar do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto, pediu ao chefe dos eunucos que lhe concedesse não se contaminar”. Dn. 1.8
E ai você pode estar pensando: “mas o que Daniel tem a ver comigo? Eu não como comidas oferecidas a deuses...” Mas a história tem muito mais a ver com a gente do que nós imaginamos. Hoje em dia, não são “comidas” que aparecem para nós, mas são outras coisas muitos mais “interessantes” aos nossos olhos carnais.

Quantas vezes não cantamos músicas que mal sabemos o que querem dizer? Ou que nem conhecemos a letra? Músicas mundanas que nem sabemos de onde vieram e pra que finalidade foram compostas. Você já parou pra se questionar se tudo o que ouve é decente e agradável ao Senhor? Espero que a resposta seja positiva, e que de fato você esteja agradando a Deus nessa área, pois o que mais existe por ai são musicas com letras profanas, sensuais, que amaldiçoam as pessoas e que até mesmo falam mal sobre Deus... E isso não deve ser o que predomina nos nossos fones e até na nossa mente.

E as amizades? Também somos “contaminados” por elas. Você tem andado com pessoas boas? Ou seu grupo de amigos “te condena”? “Quem anda com sábios será sábio, mas quem anda com os tolos acabará mal” Pv. 13.20

Isso é muito sério, pois nossa personalidade é muito influenciada pelas pessoas com quem convivemos. Por isso, procure sempre ter amizades com pessoas que acrescentam valores a sua vida.  “Afaste-se das pessoas sem juízo porque gente assim não tem nada para ensinar” Pv. 14.7

O mundo em si apresenta pra nós, cristãos e servos do Senhor, muitos “manjares” que podem ser até agradáveis por um instante, mas que depois nos levam para longe da presença de Deus. Portanto, devemos assim como Daniel assentar no nosso coração não se contaminar com o mundo e como tudo o que desagrada a Deus. Devemos ser leais, assim como ele foi e se for preciso, até mesmo renunciar tudo o que está a nossa volta. E assim, com certeza, seremos jovens segundo o coração de Deus. E esse não é o nosso alvo?





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

O que achou do post eim? Deixe seu comentário aqui: