terça-feira, 14 de agosto de 2012

Um pouco sobre a oração


“Orai sem cessar.” 1 Tessalonicenses 5.17
A oração é uma das bases da vida cristã. Aprendemos a orar desde os nossos primeiros passos como servos de Jesus, seja quando crianças ou então quando aceitamos a Cristo. Mas, pelo menos pra mim, a oração nunca foi algo tão fácil quanto ler a Bíblia, por exemplo. E nesse texto, vou tentar contar um pouco do que aprendi, pois quem sabe existe alguém passando pelo mesmo?
Não devemos tratar a oração como um item da nossa rotina, algo comum e que fazemos até mesmo sem dar muito valor. Muito pelo contrário, a oração é algo para sairmos da rotina. É como um devocional, que podemos e devemos realizar mesmo quando “a rotina” de todo o dia, os afazeres apertam, mesmo quando não encontramos tempo. E aí, lembramos daquele versículo que diz: “Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.” Mateus 6.33 E além de tudo, quando oramos a Deus no meio dessa correria do nosso dia a dia, Ele nos responde e nos dá alívio, refrigério e também nos direciona e nos ajuda, quando entregamos tudo nas mãos dEle.

Na oração, o que importa não é quantidade de palavras que falamos ou o tempo permanecido “de joelhos”, mas sim o tamanho de sua entrega a Ele. Muitas vezes, queremos despejar sobre Jesus tudo o que precisamos. “Deus, eu preciso melhorar nisso, naquilo... preciso de um emprego, de dinheiro, de notas boas, de um (a) namorado (a)...” E nos perdemos, porque as vezes são tantas coisas pra dizer, pra pedir. Porém, o que na verdade precisamos mesmo é de louvar a Deus e de agradecê-lO, por tudo o que Ele é e por tudo o que Ele faz, fez e fará por nós. Porque o nosso Pai conhece tudo o que queremos e precisamos antes mesmo de nós pedirmos a Ele.

“E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que, por muito falarem, serão ouvidos. Não vos assemelheis, pois a eles, porque vosso Pai sabe o que vos é necessário antes de vós lho pedirdes.” Mateus 6.7-8
 E sobre o tempo, as vezes temos a ideia de que orar bem é orar muito. Acredito que nem sempre. Porque, muitas vezes, fazemos rápidas orações, até mesmo sem muita “pompa” ou em silencio, e nos surpreendemos quando Deus responde de maneira tão poderosa. Isso não quer dizer que nossas orações devem ser rápidas, curtas ou então que elas devem durar 5, 10 ou 15 minutos... Pois a oração é o seu tempo de intimidade com Deus. Uma vez, ouvi uma pessoa dizendo que quando gostamos de alguém ou quando namoramos um rapaz ou uma moça, temos a alegria e a vontade de ficarmos horas e horas conversando com ele ou ela, portanto, devemos ser assim com Deus. O nosso amor por Ele deve ser tão grande que a oração deve nos dar uma alegria inexplicável, um desejo de sempre querer “conversar mais um pouquinho”.
Então é isso, pessoal. Que possamos a cada dia aprender a orar da maneira que devemos, e que essa prática cristã possa gerar em nós desejos de conhecer a Deus, estar com Ele e agradá-lO a cada dia.

Em Cristo,Letícia de Oliveira.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

O que achou do post eim? Deixe seu comentário aqui: