terça-feira, 24 de julho de 2012

Viver pela fé

“Eis que a sua alma se incha, não é reta nele; mas o justo, pela sua fé, viverá.” Habacuque 2.4
Nesse pequeno versículo do livro do profeta Habacuque vemos a distinção entre o justo e o soberbo. E nele, podemos resumir como deve ser toda a nossa conduta como Cristãos.
O soberbo possui a alma “inchada”, como afirma o versículo, ou seja, a sua confiança está em si mesmo, na sua própria força, revelando assim toda a sua arrogância. Também podemos perceber que a alma dos soberbos não é considerada reta, correta.

Quantas vezes confiamos em nós mesmos, nas pequenas e nas grandes coisas, acreditamos sermos capazes de fazer algo, de ser algo. Muitas pessoas confiam no seu poder, na posição social, nos amigos ou nas companhias, mas não se engane, pois o justo vive somente pela fé! Pois como a Palavra de Deus nos afirma em João 15.5 que sem Jesus nós nada podemos fazer, portanto, não devemos confiar em nada ou em ninguém além de Deus, Ele é suficiente, a graça dEle nos basta.

Mas, contrastando com o primeiro perfil, o soberbo, na segunda parte do versículo é apresentado a nós o justo, aquela pessoa que possui a aprovação e a benção de Deus. Podemos observar que Habacuque não escreveu um grande texto revelando como deveria ser o justo, nos mínimos detalhes. Ele apenas afirmou nessa profecia que o justo deve viver pela fé.

Mas o que é viver pela fé? Fé significa firmeza, fidelidade. Então, viver pela fé é ter a firmeza, acreditar fielmente naquilo que cremos, na Palavra de Deus. É acreditar, mesmo quando tudo, tudo mesmo parece perdido, que existe uma Esperança, é crer que Deus nunca falha e que Ele tem seus propósitos mesmo nas dificuldades.

Viver pela fé é também viver não somente confiando naquilo que vemos, mas crendo naquilo que ainda não enxergamos. E o mais importante, viver pela fé é comprometer-se de todo o coração com o Senhor e reconhecer que apenas Cristo é capaz de tonar alguém justo perante Deus. É mais uma vez confiar, que não são os nossos próprios esforços que nos fazem ter uma vida santificada diante de Deus, mas sim através do Sangue de Jesus que nos purifica e nos possibilita ter um relacionamento com o Pai.

Que todos nós, todos os dias, possamos escolher e nos comprometer a viver pela fé. Para honra e glória do Senhor Jesus, pois glorificar a Ele através de nossa vida é a nossa maior recompensa.

Em Cristo, Letícia de Oliveira.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

O que achou do post eim? Deixe seu comentário aqui: