terça-feira, 12 de junho de 2012

Fale, mas acima de tudo comunique!

"para que a comunicação da tua fé seja eficaz, no conhecimento de todo o bem que em vós há, por Cristo Jesus.” Fm 6
Não é fácil comunicar sem falar, não é mesmo? Muitas vezes entendemos como sinônimas essas duas palavras: comunicar e falar. Mas não são totalmente sinônimas, pelo menos na prática não. Porque comunicamos sem falar e falamos sem nos comunicar.
E é exatamente isso que devemos fazer hoje, com relação ao evangelismo: devemos nos comunicar, sem falar. É importante falar sim, mas as pessoas costumam “captar” melhor quando nós simplesmente agimos. Isso é o fundamental na nossa evangelização: agir.
Uma frase muito interessante: não julgue os deuses falsos das pessoas, mas mostre a elas o verdadeiro Deus. Mostrar significa, nesse contexto, agir. Devemos agir de forma que mostremos ao mundo o verdadeiro Deus ao qual servimos.
Diversas vezes, quase sempre, falamos e até ironizamos tudo o que as outras pessoas fazem de errado com relação ao evangelho, ao cristianismo. Criticamos e julgamos as outras religiões com paus e pedras, nos vangloriamos de sermos os certos, os corretos, os queridinhos. Não quero dizer aqui que existam outras verdades. Não mesmo! Jesus é O Caminho, A Verdade e A Vida, e somente através dEle é que vamos para o céu. Mas o que acontece é que muitas vezes defendemos o que acreditamos mais para nós mesmos (por vaidade) do que com o único objetivo de honrar a Deus e defendê-lO. Não que Ele precise das nossas poucas forças para ser defendido, Ele é o Deus Todo Poderoso, mas também demonstramos o amor que temos por Ele quando buscamos resguarda-lO e defender Sua pura Palavra daquelas pessoas que apresentam vãs filosofias a nós. E são nesses momentos, quando falamos sem a intenção de glorificar a Deus e exaltar Seu nome é que falamos sem nos comunicar. Também porque muitas vezes, só falamos (com palavras), mas não nos comunicamos (com atitudes).
Já disseram pra mim, que o nosso Deus não se diferencia do deus de um islâmico (alá), por exemplo. Disseram que um deus vem da nossa mentalidade, do modo como fomos criados, da nossa cultura. Isso foi dito como justificativa para o fato de nós (cristãos) estarmos errados em agir conforme aquele versículo que diz: IDE por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura (Marcos 16.15).  Ou seja, segundo essa ideologia errada, existem vários deuses e não podemos dizer que estão errados (e afirmar que somente existe um único Deus, o Deus vivo), devemos aceita-los, nos tornar “ecumênicos”. 
É aí que entra o nosso papel no “agir” e não julgar. Seremos diferentes e provaremos a existência de um Deus Vivo, Verdadeiro e Único, quando agirmos de forma irrepreensível. Simplesmente através de nossas atitudes, que comunicam a nossa fé e o bem que há em nós, os ímpios verão a diferença entre nós (servos do Deus Altíssimo) e um seguidor de alá, por exemplo (deus de uma religião que convoca seus seguidores, através do alcorão, a matar pessoas e promover o islã com a espada).  Então essa é a grande importância de darmos um bom testemunho. Será que temos realmente comunicado a nossa fé pelas nossas atitudes?
Que cada um de nós possa, a cada dia, firmar mais e mais em Cristo, para que assim falemos de Seu amor e de Sua Verdade, através da comunicação da nossa fé, que é a demonstração, pelo nosso modo de agir, de todo bem que há em nós, por Cristo, que morreu para que vivêssemos.
Em Cristo, Letícia de Oliveira.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

O que achou do post eim? Deixe seu comentário aqui: