terça-feira, 26 de junho de 2012

Jovens de atitude

Na Bíblia, são vários os exemplos de jovens que decidiram servir a Deus. Daniel, Hananias, Misael e Azarias são alguns dos muitos exemplos que nós possuímos para aprendermos com suas atitudes e nos espelhar.  
Esses 4 jovens eram judeus e foram levados a Babilônia pelo rei Nabucodonosor. A Babilônia era uma país pagão, onde se adorava muitos deuses e os costumes eram totalmente contrários aos do povo judeu, escolhido por Deus. Daniel, Hananias, Misael e Azarias foram levados para a Babilônia a fim de que aprendessem toda a cultura dos caldeus e assim se tornassem jovens sábios e entendidos. Por isso, o rei instituiu que eles, e todos os outros jovens que estavam lá com o mesmo objetivo, comessem a comida que o próprio rei comia. E aí que entra toda a linda história desses 4 jovens que, por sua fidelidade a Deus, são lembrados até hoje.
“E Daniel assentou no seu coração não se contaminar com a porção do manjar do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto, pediu ao chefe dos eunucos que lhe concedesse não se contaminar.” Dn. 1.8
Daniel provavelmente sabia que a comida do rei era oferecida a deuses e ele, como servo do Deus altíssimo, não deveria participar de tal “banquete”. E por isso, ele “assentou no seu coração não se contaminar com a porção do manjar do rei, nem com o vinho que ele bebia”. Assentar significa nesse contexto resolver, não abrir mão da decisão. E foi isso realmente o que Daniel fez. Ele poderia ter pensado no fato de que aquela comida não era pra ele, pois não honrava o seu Deus, e talvez ter desistido, pois, como veremos adiante, essa decisão de Daniel não “englobava” somente a ele e a seus 3 amigos, mas também outros funcionários que cuidavam deles. Mas, como ele já havia assentado em seu coração esse desejo, ele não abriu mão de suas convicções e “foi até o fim” por aquilo que ele acreditava.
E continuando, Deus deu a Daniel graça diante dos chefes dos eunucos (Dn. 1.9), mas esse homem que era responsável por Daniel e pelos outros jovens sentia medo do rei o matar, por assim desrespeitar a ordem sobre o prato que os jovens deviam comer (Dn. 1.10). Então, Daniel foi falar com o despenseiro que cuidava particularmente de Daniel, Hananias, Misael e Azarias e mais uma vez Deus deu a Daniel sabedoria para propor ao despenseiro uma experiência, sobre a comida dos 4 jovens. Ele propôs que, durante 10 dias, ele e seus amigos deveriam comer somente legumes e água e assim no fim dos tempo o despenseiro compararia a aparência dos 4 jovens em relação aos outros que comiam a comida do rei. O despenseiro aceitou a experiência e no final dos 10 dias, Daniel e seus 3 amigos estavam fisicamente melhores que os outros jovens, eles estavam mais gordos e com um semblante melhor (Dn. 1.15). “E por isso o despenseiro tirou a porção do manjar deles e o vinho que deviam beber e lhes dava legumes” (Dn. 1.16).

Até aqui, podemos tirar algumas lições.

Daniel teve cuidado e respeito ao falar e propor aos seus superiores sobre aquilo que ele decidiu em seu coração. Ele não foi arrogante e nem impôs sua vontade, mesmo estando sendo servido por aqueles homens.

E ele não teve preguiça em executar o que era necessário para não se contaminar. Acredito que comer somente legumes e água não é nada fácil,  principalmente levando em consideração que “o outro prato” que eles possuíam a disposição era um manjar e vinho. Ou seja, para executarmos a vontade de Deus, muitas vezes, ou quase sempre, devemos fazer algo que pra nós pode parecer difícil, trabalhoso ou “duro de se aguentar”.

E a principal lição para nós: o Senhor honra aqueles que decidem não se contaminar com tudo aquilo que não aprova a Ele.

É verdade que hoje não são oferecidas a nós comidas apresentadas a outros deuses, mas no nosso caso, o mundo e o inimigo nos oferecem muitos “banquetes”. E são diversos, e se não estivermos firmes em Deus eles passarão por nossos olhos sem ao menos percebermos do que se trata. Tudo aquilo que não agrada a Deus, seja uma coisa pequenina ou uma grande atitude pode ser considerada um “banquete do mal”. Só citando alguns, músicas mundanas, festas, bebidas, fornicação, sites pornográficos, e talvez aquela coisinha que você insiste em fazer, mas que sabe que está errado.  E como no caso de Daniel, pode não ser fácil para você se “livrar” de tudo que não aprova a Deus, mas lembre-se que não existe nada impossível para ELE. E assim como ele honrou e ajudou a Daniel, Ele também pode e quer te ajudar, bastar você se decidir a não se contaminar mais.

E os frutos são doces, percebemos isso na história de Daniel, Hananias, Misael e Azarias. Por causa da fidelidade de cada um deles a Deus, o Senhor os exaltou diante de todos os outros sábios da Babilônia.

“Ora, a esses quatro jovens Deus deu o conhecimento e a inteligência em todas as letras e sabedoria; mas a Daniel deu entendimento em toda visão e sonho” Dn. 1.17.

“E o rei falou com eles; e entre todos eles não foram achados outros tais como Daniel, Hananias, Misael e Azarias; por isso, permaneceram diante do rei” Dn. 1.19.

"E em toda matéria de sabedoria e de inteligência, sobre que o rei lhes fez perguntas, os achou dez vezes mais doutos do que todos os magos ou astrólogos que havia em todo o seu reino” Dn. 1.20.

Diante de toda a história de Daniel, Hananias, Misael e Azarias podemos notar a presença e a benção de Deus. Portanto, que nós, jovens e servos do Senhor, possamos sempre, todos os dias, decidir e assentar em nosso coração agradar a Deus, seja quais forem as circunstâncias. Que sejamos não apenas cristãos de rotulo ou imagem, mas que no mais profundo do nosso ser possamos escolher honrar a Deus, pois só ELE merece todo louvor e toda glória.

Em Cristo, Letícia de Oliveira.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 22 de junho de 2012

PARE...

A paz do Senhor Jesus aos leitores! Quero, antes de tudo, me desculpar pela auseência, mas meu computador estava estragado nessas últimas semanas! 

No mundo em que vivemos é muito fácil nos depararmos com situações desanimadoras, mas quero destacar apenas a DIFICULDADE de seguir a Jesus em tempo integral, 24 horas por dia, 7 dias por semana... Pois é, não é nada fácil, realmente parece impossível agradar a Deus o tempo todo e quando a gente quer muito acaba se frustrando e desanimando, aí a gente deixa de orar... de adorar...de querer ouvir a palavra. Não sei se é assim com todo mundo, mas tenho certeza que muita gente PASSA por isso. 

Eu comparei nossa vida com o trânsito e escrevi o seguinte: o trânsito da vida também possui placas de sinalização e algumas vezes nos deparamos com a placa "PARE". E o pior é que realmente paramos! Nossa vida espiritual parece não sair do lugar e se sai é pra retroceder, NÓS não temos mais planos para o futuro... PARECE que as promessas nunca vão se cumprir. 

Esses momentos são naturais, mas não devemos nos deixar levar pela situação e "chutarmos o balde", pois apesar de não parecer estamos perto de algo melhor e Satanás é quem coloca tantas barreiras em nosso caminho TENTANDO nos impedir de receber e até mesmo de enxergar o que nos aguarda.

Entenderam o texto? Será mesmo...? Olha, se vocês lerem bem atentamente perceberão que há algumas palavras em destaque e são palavras-chave que nos revelam que há um bom futuro pra cada um de nós! Ainda não entendeu? Observe: Lá em cima eu disse DIFICULDADE e não IMPOSSIBILIDADE e Jesus nos alertou sobre isso ao dizer que deveríamos tomar a cruz e seguir após Ele (Lc 14.27); eu disse também que muitos PASSAM por isso, ou seja, não ficamos assim pra SEMPRE desde que nos apoiemos nos braços de Deus (Sl 37.17). Mais a frente eu disse: "NÓS não temos mais planos", mas bem sabemos que não seguimos nossos planos e sim os de Deus e que esses são mais elevados (Jr 29.11) e sempre existirão; na continuação disse ainda que Satanás está TENTANDO nos impedir, mas Salmos 57.6 diz: "Meus inimigos prepararam uma armadilha para mim. Fiquei abatido! Abriram um cova no meu caminho, mas eles mesmos caíram nela!"

Glória a Deus, pois nEle somos mais que vencedores! Lembremos sempre que TUDO podemos nAquele que nos fortalece... não importa nossa situação devemos sempre nos esforçar para vivermos na presença de Deus. 
"Nossa luta não é impossível, vai passar e veremos os planos de Deus derrubando toda tentativa do inimigo nos vencer."

Abraços!
Em Cristo, 
Gabriel Anjos!








Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 12 de junho de 2012

Fale, mas acima de tudo comunique!

"para que a comunicação da tua fé seja eficaz, no conhecimento de todo o bem que em vós há, por Cristo Jesus.” Fm 6
Não é fácil comunicar sem falar, não é mesmo? Muitas vezes entendemos como sinônimas essas duas palavras: comunicar e falar. Mas não são totalmente sinônimas, pelo menos na prática não. Porque comunicamos sem falar e falamos sem nos comunicar.
E é exatamente isso que devemos fazer hoje, com relação ao evangelismo: devemos nos comunicar, sem falar. É importante falar sim, mas as pessoas costumam “captar” melhor quando nós simplesmente agimos. Isso é o fundamental na nossa evangelização: agir.
Uma frase muito interessante: não julgue os deuses falsos das pessoas, mas mostre a elas o verdadeiro Deus. Mostrar significa, nesse contexto, agir. Devemos agir de forma que mostremos ao mundo o verdadeiro Deus ao qual servimos.
Diversas vezes, quase sempre, falamos e até ironizamos tudo o que as outras pessoas fazem de errado com relação ao evangelho, ao cristianismo. Criticamos e julgamos as outras religiões com paus e pedras, nos vangloriamos de sermos os certos, os corretos, os queridinhos. Não quero dizer aqui que existam outras verdades. Não mesmo! Jesus é O Caminho, A Verdade e A Vida, e somente através dEle é que vamos para o céu. Mas o que acontece é que muitas vezes defendemos o que acreditamos mais para nós mesmos (por vaidade) do que com o único objetivo de honrar a Deus e defendê-lO. Não que Ele precise das nossas poucas forças para ser defendido, Ele é o Deus Todo Poderoso, mas também demonstramos o amor que temos por Ele quando buscamos resguarda-lO e defender Sua pura Palavra daquelas pessoas que apresentam vãs filosofias a nós. E são nesses momentos, quando falamos sem a intenção de glorificar a Deus e exaltar Seu nome é que falamos sem nos comunicar. Também porque muitas vezes, só falamos (com palavras), mas não nos comunicamos (com atitudes).
Já disseram pra mim, que o nosso Deus não se diferencia do deus de um islâmico (alá), por exemplo. Disseram que um deus vem da nossa mentalidade, do modo como fomos criados, da nossa cultura. Isso foi dito como justificativa para o fato de nós (cristãos) estarmos errados em agir conforme aquele versículo que diz: IDE por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura (Marcos 16.15).  Ou seja, segundo essa ideologia errada, existem vários deuses e não podemos dizer que estão errados (e afirmar que somente existe um único Deus, o Deus vivo), devemos aceita-los, nos tornar “ecumênicos”. 
É aí que entra o nosso papel no “agir” e não julgar. Seremos diferentes e provaremos a existência de um Deus Vivo, Verdadeiro e Único, quando agirmos de forma irrepreensível. Simplesmente através de nossas atitudes, que comunicam a nossa fé e o bem que há em nós, os ímpios verão a diferença entre nós (servos do Deus Altíssimo) e um seguidor de alá, por exemplo (deus de uma religião que convoca seus seguidores, através do alcorão, a matar pessoas e promover o islã com a espada).  Então essa é a grande importância de darmos um bom testemunho. Será que temos realmente comunicado a nossa fé pelas nossas atitudes?
Que cada um de nós possa, a cada dia, firmar mais e mais em Cristo, para que assim falemos de Seu amor e de Sua Verdade, através da comunicação da nossa fé, que é a demonstração, pelo nosso modo de agir, de todo bem que há em nós, por Cristo, que morreu para que vivêssemos.
Em Cristo, Letícia de Oliveira.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 11 de junho de 2012

A poderosa Paz do Senhor

Tem dia que nada tá bem mesmo! Recebemos inúmeras notícias ruins, discutimos com nossos amigos, parece que nada vai bem... Ou talvez vai além disso: Faz tempo que você está sofrendo, e não passa nunca... Você diz pra Deus que tá doendo, mas não passa... Há os que se revoltam contra Deus. Dizem que não aguentam isso, perguntam o porque de todo sofrimento... Não é fácil se submeter né? Só quem ta sofrendo sabe que ouvir um ‘isso vai passar’ ou ‘aguenta firme’ não adianta muita coisa... Mas quer saber? O cristão de verdade sabe lidar com essas coisas. Ele se submete a tudo isso, pois sabe o quão soberano é o seu Deus. Deus é justo, sábio e sabe o que faz, mas hoje esse não é o ponto.

O cristão sofre sim, sofre muito. Adoece igual ao mundo, tem crises conjugais e financeiras, como no mundo, etc. Mas então, qual é a diferença em ser cristão?

É a paz!

"Mas paz? Como uma pessoa vai ter paz, se está rodeada por tanta coisa ruim?" Eu também não sei! Filipenses 4.7 nos apresenta uma paz, "A paz de Deus que esxcede todo o entendimento". Se excede todo o entendimento, nós nunca poderemos explicar o porque o cristão que sofre continua servindo a Deus, e ainda da graças a Deus por isso. Nunca poderemos explicar porque os mártires preferiram morrer de maneiras horríveis, do que negar sua fé. Nunca poderemos explicar porque até hoje, os cristãos perseguidos se submetem a tantas torturas só pra continuar firmes na fé. Nós só sabemos que eles tem a paz divina com eles.

É delicioso saber que teremos conforto em meio as aflições. Deus é nossa força, e nos ajuda a caminhar. Uma paz que se manifesta em meio a um furacão. Paz que cura, que alivia a dor, que acalma. Uma paz que faz com que a fé não desapareça em tempos difíceis. (Aliás, parafraseando o Pr. Neil Barreto, "fé não é garantia que todas as coisas vão dar certo... Isso é positivismo!" Fé é confiar e aceitar a soberania de Deus para fazer o que quiser, e se não for o que você quer continuar firme! Sua fé não molda se Deus. Se fosse assim, Ele não seria tão grande.) Enfim, pra que o desespero? Você conhece essa paz? Fique calma, tudo vai dar caminhar conforme a vontade de Deus, e acredite, os planos dEle são melhores que o seus! Deus não é um simples humano. Em toda sua soberania e onipotência, Ele certamente é melhor que você, então faz sentido confiar nEle, certo? E se você está sofrendo, QUE A PAZ DE DEUS ESTEJA CONTIGO! Fiquem na paz que excede todo o entendimento!

Lay
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 7 de junho de 2012

O que Ele diria de Você?!


“Aí o Senhor disse:
_Você notou o meu servo Jó? No mundo inteiro não há ninguém tão bom e honesto como ele. Ele me teme e procura não fazer nada que seja errado.”
 Jó  1.8


Todos nós sabemos da história de Jó, que foi um homem fiel e temente a Deus, como diz no cap 1 versículo 5: quando seus filhos se reuniam em uma festa, Jó, sem saber o que se passou na festa, acordava de madrugada e oferecia sacrifícios  em favor de seus filhos.


Jó, em todo momento, buscava ser sincero nas suas atitudes diante de Deus. Por isso, quando Satanás foi de encontro com o Senhor, Ele faz o comentário a Satanás: notou o meu servo Jó? Um homem bom, honesto e temente.


Então lhe faço uma pergunta: Se Satanás for hoje ao encontro de Deus, Ele fará o mesmo comentário de Jó? 


Como que anda a sua vida irmão? Será que estamos sendo tementes a Deus? Estamos adorando a Ele de todo coração, em sinceridade?


Cada dia que passa Satanás vai nos apertando, com seus manjares; com coisas que, quem não conhece a palavra de Deus, acredita não ter nada ver. Satanás fica dando voltas no mundo, tentando nos tragar, nos fazer sair da presença de Deus. Por isso, fiquemos vigilantes.


"Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, 
mas a carne é fraca." 

Marcos 14:38

Alexandre Magno
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 5 de junho de 2012

A verdadeira beleza

“Enganosa é a graça, e vaidade, a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa será louvada.” Pv. 31.30 
Esse era um dos versículos que eu lia, gostava, mas confesso que não entendia completamente o significado dele e sua implicação na nossa vida.
Meninos que leram até aqui esse texto, não fechem a página! A palavra vai ser direcionada especialmente a elas, mas vocês podem (e devem) ler esse post.
Então, como dizia... Sempre fui daquelas que valorizava muito a aparência, não descriminava ninguém por causa dela, mas tinha em meu coração uma ideia de que beleza era fundamental. E esses “ideais” me influenciavam muito. Eu lia bastante sobre moda, beleza, etc e tal. Mas acontece que nesse assunto, nós nunca estamos satisfeitas completamente, porque a cada dia surgem novas tendências, modas... O que é pregado nesse “meio de vida” é que se nós não nos adequarmos a essas novas modas nós somos estamos por fora e até mesmo questionam nosso valor. É isso que a sociedade prega. E fica bem claro quando paramos para analisar as revistas, as vitrines, as novelas (não é que devemos ver, viu?). Pessoas lindas, bem arrumadas, magras e “super na moda” são colocadas em primeiro plano nesses meios de comunicação, e isso, como uma mensagem subliminar, nos influencia (e como).
E ai, chega um ponto em que nos “adequamos” a esse padrão e quando percebemos já estamos colocando a aparência em primeiro lugar. Não quero dizer de modo algum que se arrumar, vestir uma roupa legal e da moda, ter estilo, entre outras coisas é errado. Não mesmo. O errado está na importância que atribuímos a isso, pois chega em um momento, quando estamos “viciadas em moda e afins”, que nosso bem estar fica condicionado a vestir uma roupa bonita, chic... E não é isso que devemos ter como ideal.
Mas voltando ao versículo. A Palavra nos diz que enganosa é a graça, e vaidade, a formosura. E isso vai totalmente ao contrário do que ouvimos e vemos por ai, no mundo, onde a beleza é vangloriada. Porém essas Palavras nos dizem, de um modo traduzido para nós, que se formos belas, mas sem conteúdo, não adiantará de nada. Nada mesmo! Você pode ser linda, tipo miss, mas se não tiver o principal (o temor ao Senhor) sua beleza será como uma jóia de ouro no focinho de uma porca. E para que serve uma joia assim de tamanho valor em uma porca?
“Como jóia de ouro em focinho de porca, assim é a mulher formosa que se aparta da razão.” Pv. 11.22
Que lindo! Esses dois versículos são mais uma prova de que a Bíblia é o nosso manual para tudo na vida, todas as situações, atitudes e dúvidas.
Portanto, não serve para nada se formos meninas lindas, mas que não tememos a Deus, até nos mínimos detalhes. Até nas roupas, já que estamos falando um pouco delas. É comum, infelizmente, vermos meninas que usam determinadas roupas, muitas vezes indecentes e não adequadas para uma santa menina, só porque está na moda. Lembre-se que vestir roupas decentes para uma cristã também é temer ao Senhor.
Sendo assim, você - menina aos olhos do Pai - honre a Deus com suas roupas, seu modo de andar e vestir. Não vale a pena andar como o mundo e ser “aplaudida” por ele, uma vez que isso não deixa alegra o nosso Criador. Seja você, tenha o seu estilo, o seu jeitinho, mas tenha também como objetivo principal de sua vida agradar a Deus, em tudo.
Um abraço, no amor de Cristo, Letícia O.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...